Sei, sei! O desenho abaixo não tem nada a ver com evangelização. Mas não pude deixar de postar este desenho que fiz onde aparecem duas figuras marcantes. Um é o Laçador, ou Estátua do Laçador, um monumento da cidade de Porto Alegre que representa o gaúcho tradicionalmente pilchado. Foi tombada como patrimônio histórico em 2001 e está localizado no Sítio O Laçador em frente ao terminal antigo do Aeroporto Internacional Salgado Filho.
![]() |
Tex Willer, à lápis, e o Laçador |
O segundo personagem (à esquerda) não existe, é fruto da imaginação de seus criadores Gian Luigi Bonelli e Aurélio Galleppini. Trata-se da mítica personagem dos quadrinhos italianos: Tex Willer! Criado em 1948, está atualmente no número 608 na Itália e este mês chegou às bancas brasileiras o número 500 tornando-se assim um marco na história dos quadrinhos brasileiros.
Não preciso dizer que acompanhei suas histórias na minha adolescencia. Embora os desenhos eram e ainda são em preto e branco, a qualidade deles é fotográfica. Seus desenhistas estão entre os melhores do mundo e suas histórias são publicadas em diversos países.
Foi lendo suas histórias e admirando seus desenhos que pude aprender o valor do contraste claro/ escuro que acompanham este personagem com mais de 60 anos.
Nos posts seguintes, mostro o desenho de Tex já arte-finalizado.
Tex Willer é marca registrada da Sergio Bonelli Editore