terça-feira, 23 de junho de 2015

Aniversário....


Dia 21 de junho, data em que oficialmente o inverno começou - estivemos comemorando mais um ano de vida da criação de Lipe & Mateus e sua turma.                          

O projeto de criação destes personagens há muito povoava minhas ideias. Eu sou um apaixonado por revistas em quadrinhos e sentia a necessidade de haver mais personagens com temas cristãos. Na época eu conhecia apenas o "Smilinguido" e a "turma do Edi". Fora isso, só revistas da Disney, Mauricio de Souza e as de faroeste que eu tanto gostava e ainda gosto de ler. Mas nada a ver com o gospel.

Uma boa história me prende, mas o que mais gosto é de analisar o desenho seja realista ou caricatural. Sem intenção de apontar defeitos. É a habilidade de dar formas, a qualquer coisa em uma folha de papel, que me fascina. E pensei, por que não usar essa habilidade para glorificar a Deus? Afinal, temos que multiplicar os talentos (sejam eles naturais ou adquiridos) e melhor faríamos usando-os para a glória de Deus.

A primeira tirinha
Há exatos cinco anos atrás, no dia 21 de junho de 2010 era publicada a primeira tirinha dos personagens que nasceram inspirados nas artimanhas dos meus filhos pequenos. Como a minha filha mais velha não queria que eu desenhasse as brincadeiras que ela participava, usei como companheiro do meu filho um personagem inspirado nos amiguinhos deles. Dentre todos os amiguinhos dos meus filhos, os que se chamavam Mateus (sem exceção) aprontavam bastante e isso foi definitivo para criar a dupla. Lipe – inspirado no meu filho Filipe – e Mateus – em homenagem a todos os amiguinhos Mateus. Os demais personagens foram aparecendo com o tempo.
 
Recomeço das tiras em novembro de 2012
As primeiras tiras foram difíceis, pelo fato de estar a muitos anos sem desenhar e isso tornou as coisas mais complicadas. Os desenhos dos personagens não estavam com a qualidade mínima até para meus padrões de desenhista de hora vaga. Essa foi uma das razões de os personagens ficarem meio que abandonados depois das vinte e poucas tiras. Em seguida, envolvi-me em um projeto de desenhar uma HQ de ficção que tratasse do arrebatamento (você pode ler esta história online). Somente dois anos depois, em 2012 eu recomecei a desenhar a dupla, dando uma repaginada nos personagens, criando outros e diversificando tirinhas, charges e páginas. Quem sabe no futuro histórias com enredos mais longos.

 E foi assim que nasceram esses personagens, que ora tratam de questões do dia a dia, ora tratam de politica (mesmo sendo tão jovens), e quase sempre tratam de algo relacionado ao mundo gospel. Não vivo do desenho, tenho outra profissão e desenho nas horas de folga. Às vezes falta inspiração, e então faço outra coisa que gosto muito também: escrever. Mas sempre que posso, volto a rabiscar e quando vejo, a inspiração está de volta.

 Obrigado a você que acessa este blog, que dedica um tempinho para ler as tirinhas, rindo ou não. O meu objetivo sempre foi, de alguma maneira glorificar o nome do Senhor Jesus e levar a alegria que sinto e a paz que Deus me deu, e ela excede todo o entendimento, para aqueles que dão o prazer de acessar este blog.Que Deus te abençoe ricamente.